Alcançar novos mercados e expandir a presença dos seus produtos não precisa — e não deve — ser trabalho único e exclusivo da sua empresa. As parcerias são ferramentas poderosas no impulsionamento de projetos e lançamentos e, por isso, o networking empresarial é fundamental.
O mercado de beleza tem várias instâncias de negócios, como locais, nacionais e internacionais, além de players muito variados, especialmente no ramo de exportação, como os brokers e os trades. Neste artigo vamos explicar as vantagens de construir relações dentro desse cenário. Continue a leitura e saiba mais!
A importância do networking empresarial
O nível de reconhecimento da sua empresa dentro do ramo de atuação é capaz de aumentar o número de projetos, as possibilidades de negócio, a confiança e o faturamento. Para atingir isso, é preciso se conectar com outras organizações por meio do networking empresarial.
Dentre suas vantagens temos:
- reputação: uma empresa bem conhecida é mais confiável do que um nome novo e sem histórico. Troque, com outros representantes do setor, as conquistas do seu negócio e coloque o nome da sua marca para jogo;
- oportunidades: quanto mais pessoas da indústria você conhece, mais chances de encontrar algo novo para participar existem. Inovar na indústria de cosméticos é fundamental para se destacar da concorrência, por exemplo;
- visibilidade: parceiros podem ajudar a divulgar produtos, projetos, novidades e outras informações relevantes do seu negócio, alcançando um público muito mais amplo.
Como você pode usar uma rede de contatos a favor dos seus objetivos
Talvez você esteja se perguntando como colocar em prática todas as vantagens oferecidas pelo networking empresarial. Ainda que a resposta exata varie de acordo com cada empresa, levando em consideração seus objetivos de negócio particulares, volume de produção e demais índices produtivos e financeiros, é possível iniciar seu planejamento com algumas ideias coringas.
Networking para exportação
Para exportação, a rede de contatos aumenta sua chance de encontrar os melhores preços e margens de lucro para o projeto. É possível comparar as condições entre diferentes brokers, traders e wholesalers e determinar o que melhor se adapta à realidade da empresa.
Saiba mais: Empresa de importação e exportação: encontre compradores internacionais no mercado de beleza
Networking para desenvolvimento de produtos
Sem os contatos certos, pode ser que você descubra as novidades de beleza e cosméticos tarde demais e não consiga aproveitar as tendências. Nesse sentido, ter parcerias com empresas pioneiras ou de pesquisa de mercado podem deixar o seu negócio à frente e ser uma verdadeira vantagem competitiva.
Quer começar seu networking? Participe de rodadas de negócios de beleza e conheça empresas do mundo todo!