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Seu salão com lucro: 15 estratégias comprovadas para salões de beleza

Descubra diferentes formas de transformar seu salão de beleza em um negócio lucrativo e bem-sucedido.

Por Redação em 18 de julho de 2023

Administrar um salão de beleza pode ser um desafio. É comum vermos proprietários de espaços de beleza com clientes fiéis, em área movimentada da cidade, com uma ampla gama de serviços e que, ainda assim, notam uma queda na receita, tornando os planos de ter um salão com lucro frustrado.

Isso pode acontecer porque os processos, os custos e o comportamento dos clientes mudam ao longo do tempo. Por isso, é preciso buscar maneiras inovadoras de impulsionar o crescimento dos negócios. Se você está nessa pegada, é hora de explorar novas estratégias para expandir as ofertas e se destacar da concorrência.

Estratégias comprovadas para manter um salão com lucro

1- Conheça seus clientes

Hoje, os clientes se tornaram mais exigentes devido à disponibilidade de serviços de alto padrão no mercado. Portanto, costumam procurar estabelecimentos com ambiente agradável, espaços instagramáveis, estilo aconchegante, produtos sustentáveis e com serviços diferenciados.

Por isso, faça pesquisas regulares para entender suas preferências, necessidades e desejos. Ofereça cartões de feedback, envie pesquisas rápidas por e-mail ou pergunte via mensagens de WhatsApp. Essas informações valiosas evitarão lançamentos de serviços ou tratamentos que não atendem às expectativas.

2- Invista em uma equipe talentosa

Sua equipe é fundamental para o sucesso do salão. A qualidade dos serviços oferecidos depende diretamente das habilidades e do profissionalismo do time. Contrate profissionais qualificados, invista em treinamentos e incentive o desenvolvimento contínuo dos funcionários. Oferecer um ambiente de trabalho não é só agradável e recompensador, mas também é importante para manter funcionários motivados e comprometidos.

3- Atendimento excepcional

Uma pesquisa recente promovida pela Beauty Fair apontou que a experiência é considerada mais importante do que a qualidade do próprio serviço prestado.

De acordo com os resultados, 49% dos entrevistados destacaram a qualidade do atendimento como o aspecto mais valorizado, enquanto 33% afirmaram que o serviço é o fator mais relevante na escolha de um salão.

Proporcione uma experiência de atendimento excepcional para cada cliente que entra no seu salão. Treine seu time para ser cortês, atencioso e dedicado para superar as expectativas dos consumidores. Um bom atendimento cria um vínculo emocional, aumentando a probabilidade de retorno e, também, de indicação do salão.

4- Ofereça serviços adicionais

Além dos serviços de cabelo e maquiagem tradicionais, considere expandir as opções oferecidas pelo estabelecimento. Adicione serviços de spa, skincare, manicure, pedicure ou até mesmo uma área de café ou bar. Oferecer serviços extras pode atrair um público mais amplo e ajudar a tornar o seu salão com lucro. 

5- Introduza novos serviços exclusivos

Para atrair mais consumidores, seja pioneiro ao oferecer novos tratamentos ou serviços de beleza em sua área. Marcas com propostas inovadoras, naturais e sustentáveis, por exemplo. Pesquise as tendências mundiais e identifique oportunidades para ser o primeiro a trazer um serviço inovador. O projeto Bioma por Laces oferece soluções amplas para o salão.

6- Crie um programa de recompensas

Implemente um programa de fidelidade para recompensar consumidores frequentes. Ofereça benefícios , brindes para clientes que retornam regularmente ao seu salão. Isso incentivará a constância e os motivará a escolherem seu espaço em detrimento da concorrência, ou seja, salão com lucro garantido!

7- Promova Campanhas especiais

Aproveite que todo consumidor adora novidades e, em ocasiões específicas, ofereça isso à eles: crie campanhas atraentes, como benefícios  em serviços e produtos , brindes ou eventos especiais. Além disso, pense fora da caixa e ofereça tratamentos exclusivos, direcionados a diferentes públicos.

8- Estabeleça um programa de indicações

Além do programa de recompensas, desenvolva um sistema de indicações. Quando os clientes estão satisfeitos com seus resultados, eles tendem a compartilhar suas experiências positivas com amigos e familiares. Ofereça incentivos para que indiquem novos consumidores e aproveite o fluxo contínuo de pessoas para manter seu salão com lucro.

9- Ofereça produtos para Home Care

Cuide de seu cliente indicando produtos para tratamento em casa para cuidados com os cabelos, pele ou unhas.  Explore a inclusão de produtos diferenciados, cestas de presentes e vouchers.

10- Ofereça serviços em pacotes

Facilite a vida dos consumidores, agrupando serviços complementares em pacotes. Ao oferecer diferentes serviços de beleza em uma única visita ao salão, você se tornará um destino completo para cuidados pessoais.

11- Explore o e-mail marketing

Utilize o e-mail marketing como uma forma eficaz de se comunicar com seus clientes. Compartilhe suas últimas postagens de blog, promoções, programas de fidelidade e histórias de sucesso. Vídeos de transformações de clientes e conteúdo dos bastidores também podem cativar seu público e posicionar seu salão como líder do setor.

12- Utilize as redes sociais

Esteja presente nas redes sociais para se conectar com seus clientes e alcançar um público maior. Compartilhe histórias de sucesso, dicas de beleza, vídeos inspiradores e informações relevantes para seu público-alvo. Considere investir em campanhas pagas segmentadas para alcançar um público específico.

13- Feche parcerias estratégicas

Estabeleça parcerias com outros negócios que ofereçam experiências complementares às suas. Promova campanhas  de serviços . Você pode fazer isso com spas, casas de podologia, espaços de depilação, etc. Verifique também a possibilidade de trazer um selo reconhecido pelo mercado, como do Bioma por Laces. Que tem a reputação de um dos salões mais conceituados do Brasil Laces and Hair.

14- Expanda para um novo local

Quando sua empresa estiver financeiramente estável, considere abrir uma filial em um novo local. Isso permitirá que você expanda seu alcance geográfico e impacte mais clientes. Escolha um lugar estratégico que corresponda à visão de longo prazo de seu salão. Bioma por Laces pode te ajudar nesse novo desafio.

15- Acompanhe as métricas financeiras

Monitore regularmente as métricas financeiras do seu salão, como receita, despesas e lucratividade. Isso ajudará a identificar áreas de melhoria, controlar os custos e tomar decisões estratégicas . Utilize softwares de gestão especializados para simplificar esse processo e obter uma visão clara da saúde financeira do seu negócio.

Lembre-se que o sucesso de um salão de beleza não acontece da noite para o dia. Para ter um salão com lucro, é necessário tempo, dedicação e consistência na implementação dessas estratégias. Adaptar-se às necessidades do mercado e buscar constantemente a excelência são fundamentais para decolar o salão de beleza.

Bônus: faça uma parceria com Bioma por Laces e tenha um salão com lucro.

O Biomas por Laces é um projeto s desenvolvido pelo renomado salão de beleza Laces and Hair. Ao incorporar a linha Biomas em seu salão, você poderá aumentar a lucratividade de várias maneiras:

  1. Diferenciação no mercado

Ao oferecer uma linha de produtos exclusiva como o Biomas por Laces, você se diferencia da concorrência. Os consumidores estão cada vez mais preocupados com a qualidade dos produtos que utilizam em seus cabelos e pele, buscando opções naturais e sustentáveis. Ao oferecer uma linha premium como Biomas, você atrai clientes em busca de produtos de alta qualidade e ambientalmente responsáveis.

  1. Aumento no ticket médio

As linhas comercializada na rede Bioma é conhecida por sua qualidade e eficácia, o que justifica diante dos clientes mais exigentes pagar um preço premium. Ao oferecer esses produtos em seu salão, você pode aumentar o ticket médio de cada cliente que está disposto a investir um pouco mais em produtos, atendimento e serviço de qualidade, especialmente quando sabem que estão apoiando práticas sustentáveis.

Inclusive, os primeiros Biomas – salões que se uniram à iniciativa – já apontam crescimento de quase 40% de vendas, com resultados financeiros que só aumentam

  1. Fidelização de clientes

Os consumidores que experimentam e gostam dos produtos Biomas tornam-se fiéis à marca e ao seu salão. Ao oferecer uma linha exclusiva e de alta qualidade, você cria uma associação positiva na mente dos usuários que estarão mais propensos a retornar ao seu salão para comprar os produtos oferecidos nos Biomas e aproveitar seus serviços, contribuindo para a fidelização e o aumento do fluxo de receita.

  1. Marketing e divulgação

Ao oferecer a linha profissional e Home Care disponibilizada no Bioma por Laces, você pode aproveitacomo uma oportunidade de marketing. Comunique aos seus clientes existentes e potenciais sobre a inclusão desses produtos em seu salão, destacando os benefícios naturais e sustentáveis. Utilize suas plataformas de marketing digital, como redes sociais e e-mail marketing, para divulgar os produtos e seus atributos, atraindo a atenção de novos consumidores.

  1. Parcerias estratégicas

O Biomas por Laces é um projeto do Grupo Laces que tem reputação  estabelecida no mercado de produtos naturais e sustentáveis. Ao incorporar toda a estrutura do Grupo, você pode estabelecer parcerias estratégicas com a marca e aproveitar a reputação para promover o seu negócio. Isso irá resultar em maior visibilidade e credibilidade, o que pode levar a um aumento na base de clientes e, consequentemente, na lucratividade do salão de beleza.

Aderindo o projeto Biomas por Laces ao seu salão de beleza, você pode se diferenciar no mercado, aumentar o ticket médio, fidelizar clientes, aproveitar oportunidades de marketing e estabelecer parcerias estratégicas. Essas ações podem contribuir para criar um salão com lucro, ao mesmo tempo em que oferece aos clientes produtos de qualidade, naturais e sustentáveis.

Se você é proprietário de um salão de beleza e quer ver a sua lucratividade aumentar, preencha o formulário e agende uma reunião com nossa equipe para conhecer mais do projeto.