No último domingo (12), as atrações mais esperadas para a final da principal liga de futebol americano nos EUA, o Super Bowl, não eram somente os times. A apresentação de Rihanna, cantora que estava afastada dos palcos desde 2016, roubou os holofotes.
No Super Bowl, Rihanna surpreendeu a todos não só com a sua nova gravidez e performance em palcos suspensos como, também, com a divulgação da sua marca durante o espetáculo. A iniciativa gerou burburinho no setor de beleza e fomentou discussões sobre o marketing da área.
Rihanna e a Fenty Beauty
Durante o seu hiato como artista e cantora, em 2017, Rihanna tornou-se empresária à frente da Fenty Beauty, sua marca de beleza que produz e comercializa produtos de maquiagem e de cuidados com a pele.
O propósito da Fenty, desde o início do seu surgimento, é ser uma alternativa ao mercado de maquiagens, no sentido de produzir opções para as diferentes colorações de pele, com fórmulas desenvolvidas para atender a diversidade de tons, proporcionando um acabamento natural à pele.
Chama a atenção o que levou Rihanna a criar a sua própria marca: seu descontentamento com as opções do mercado quando ela era produzida para as suas apresentações e ensaios de beleza.
No site da Fenty, é possível notar que para Rihanna a maquiagem é uma ferramenta de expressão pessoal, criada para inspirar as pessoas a se divertirem com o processo da produção e não para se sentirem pressionadas a entrarem em um padrão imposto pela indústria da beleza.
Com esse propósito e motivação, Rihanna imprime à Fenty a sua personalidade, forma de pensar e atitude, tornando a sua marca um desejo de consumo no mundo todo.
A grande noite de Rihanna no Super Bowl
Já há algum tempo, Rihanna vinha sendo anunciada como a atração da noite do Super Bowl de 2023. O evento, que é a final da Liga Nacional de Futebol (NFL), é conhecido por trazer apresentações pirotécnicas de artistas consagrados mundialmente.
Além disso, o Super Bowl tem um dos intervalos patrocinados mais caros do mundo. De acordo com a NBC, detentora dos direitos de transmissão do campeonato, em 2022, um intervalo de 30 segundos custou US$7 milhões de dólares, algo em torno de R$36 milhões de reais hoje.
Somente anunciantes e marcas milionárias conseguem um espaço na final do Super Bowl. Os números deixam claro o poder do marketing e a visibilidade global que o evento proporciona, com a audiência elevada no mundo inteiro, incluindo aqueles telespectadores que não assistem à liga e somente aguardam a apresentação final.
Nesse sentido, Rihanna, como empresária, soube aproveitar muito bem esse espaço. Em sua apresentação pra lá de inovadora em palcos suspensos por cabos de aço, Rihanna transformou o seu tão aguardado show em dois anúncios.
O primeiro, quando a câmera sai do seu rosto e abre a panorâmica para mostrar a barriga grávida. Já o segundo, ocorreu no momento em que, durante a apresentação, a artista abre um pó compacto da Fenty e retoca a maquiagem o durante o espetáculo.
Com essa estratégia, Rihanna transformou a sua apresentação, que por si só já estava gerando uma grande comoção nas redes sociais, em um espaço publicitário a favor da sua marca, aproveitando o momento em que todos estariam com as atenções e olhos voltados somente para ela.
Aprendizados de Rihanna para a área da beleza durante o Super Bowl
Diante de um sucesso musical absoluto, não é a primeira vez que Rihanna atua como sua própria garota-propaganda. No lançamento da Fenty, a cantora rompeu os estereótipos do marketing ao produzir uma campanha pautada na diversidade e na sub-representação de mulheres na publicidade.
No filme lançado em 2017, diversas mulheres com diferentes tons de pele aparecem maquiadas de forma muito natural, sob a luz do sol, mostrando a valorização da própria cor de pele de cada uma. Ao final, a última mulher a aparecer é a própria Rihanna, mostrando que a marca é feita para um amplo público de mulheres.
De acordo com o Think With Google, a Fenty Beauty representou o maior lançamento de uma marca de beleza na história do YouTube naquele primeiro ano de negócio. Desde então, o negócio só cresceu e se tornou presente em diversos espaços publicitários, potencializando suas lojas virtuais ao redor do mundo.
E o que a área da beleza pode aprender com essa empresária de sucesso no ramo? Vamos a algumas dicas:
- Apareça junto com a sua marca: o primeiro de todos os aprendizados, sem dúvida, é a presença de marca. Rihanna e Fenty são praticamente a mesma pessoa e onde uma está, a outra está também. Na noite do Super Bowl isso ficou evidente, já que em dois grandes momentos da sua vida, o retorno aos palcos e o anúncio de uma nova gestação, a sua marca também estava lá. Quando se trata de grandes marcas, é fundamental trabalhar a imagem dos fundadores ou, ainda, dos CEOS e diretores.
- Tenha um propósito declarado: o propósito da Fenty é ser diversa, inclusiva e plural, valorizando a naturalidade de cada pessoa. Esse propósito está declarado em seu site, nas campanhas e nas entrelinhas quando Rihanna aparece em público também. Na noite da apresentação, Rihanna apareceu com um batom vermelho marcado, uma maquiagem leve nos olhos e uma pele bem preparada ao natural, evidenciando a sua própria beleza – ou vai dizer que não reparou naquele olhar fatal no início da apresentação?
- Invista na lembrança de marca: aproveite as oportunidades e insira a sua marca em momentos de visibilidade e burburinho. Vai acontecer um evento de beleza na sua cidade? Tente participar, patrocinar algum espaço instagramável ou levar serviços VIP para os convidados. Vale também para experiências que não têm a beleza como objetivo, mas que de alguma forma criativa você possa se associar. Veja bem, futebol americano e maquiagem não parecem ter muito a ver, não é mesmo? Ainda assim, o momento de alta visibilidade foi essencial para o sucesso da estratégia.
Assim como Rihanna fez, mais que acompanhar as tendências de beleza, é preciso ter olhos atentos para as demais indústrias e momentos de oportunidade. A estratégia bem sucedida da empresária deixa claro que o marketing abre um mar de possibilidades a serem aproveitadas!