Varejo

92% dos consumidores compram artigos de perfumaria em farmácias e drogarias

Pesquisa revela que farmácias e drogarias oferecem um ambiente propício para explorar as últimas tendências em produtos de beleza

artigos de perfumaria farmácia
Por Redação em 27 de dezembro de 2023

Farmácias e Drogarias são protagonistas na jornada de compra de artigos de perfumaria, segundo a pesquisa Jornada de Compra do Consumidor Omnichannel Farmácias e Drogarias, realizado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC). Com dados reveladores, o estudo abrange tanto o ambiente físico quanto o digital, fornecendo uma visão abrangente do comportamento do consumidor nesse setor. Confira os principais insights para a indústria.  

Poder de mercado das farmácias e drogarias

De acordo com o “Ranking 300 Maiores Empresas do Varejo Brasileiro 2023 – SBVC”, o setor de Drogarias e Perfumarias responde por um impressionante faturamento bruto de R$ 129,6 bilhões, representando 12,4% das vendas das 300 maiores empresas varejistas. Esse destaque evidencia a relevância desse segmento na economia nacional.

A pesquisa teve como foco entender a jornada do consumidor em Farmácias e Drogarias,  tanto no ambiente físico quanto no digital, revelando que 41% dos consumidores consideram esses estabelecimentos como seu principal canal de compra para artigos de perfumaria. Esse dado destaca a importância estratégica desses locais na decisão de compra do público.

Comportamento de compra para perfumaria

O estudo revelou que 93% dos entrevistados realizam pesquisas antes de adquirir artigos de perfumaria. Dentre eles, 41% utilizam sites de busca, 24% acessam o site da loja física, e 12% optam pela visita presencial aos estabelecimentos. Quando se trata de compras planejadas, 92% dos consumidores compram artigos de perfumaria, com 27% preferindo locais que oferecem outras opções de compras, como shopping centers.

No ambiente online, as promoções são o principal gatilho para compras de itens de perfumaria por impulso (8%), representando 57% das escolhas. As plataformas mais utilizadas para compras de artigos de perfumaria são os sites de Farmácias/Drogarias (47%), seguidos pelos Marketplaces (39%) e “Sites de venda de produtos de beleza” (37%).

Dentro da categoria de artigos de perfumaria mais comprados nas farmácias e drogarias, os itens mais adquiridos tanto online quanto fisicamente são Itens de higiene pessoal (73%), cosméticos para o cabelo (53%), cosméticos para o corpo em geral (49%), cosméticos para a pele (44%) e maquiagem (32%). 

A pesquisa ainda destaca que as compras de artigos de perfumaria são elementos essenciais no consumo online brasileiro, proporcionando praticidade e qualidade, o que torna a presença omnichannel crucial para a relevância na experiência de compra

Diante desse panorama, as farmácias e drogarias não apenas respondem às necessidades essenciais de saúde, mas também oferecem um ambiente propício para explorar as últimas tendências em produtos de beleza, tornando-se destinos imperdíveis para aqueles que buscam cosméticos. O caminho para o sucesso no varejo de perfumaria, sem dúvida, passa pelos corredores desses estabelecimentos multifacetados.