Varejo

Tendências do Varejo para 2024

Opinion Box revela os principais comportamentos dos consumidores para o próximo ano

Por Redação em 27 de novembro de 2023

Uma pesquisa exclusiva conduzida pela Opinion Box mergulhou nas expectativas dos consumidores, revelando insights que não apenas desafiam antigas previsões, mas também abrem novos horizontes para os varejistas. Neste relatório, 2.083 pessoas foram entrevistadas pela internet em setembro de 2023, dentre elas, homens e mulheres, com idades entre 16 e 50 anos, ou mais, e foi destacado as principais tendências do varejo para 2024.

Confira os principais insights da pesquisa e suas implicações no universo da beleza.

Tendências do varejo para 2024: e-commerce ou loja física?

Foi analisado de perto a forma como os consumidores estão gerenciando suas compras online e offline, destacando não apenas o equilíbrio entre esses dois mundos, mas também, identificando os comportamentos omnichannel que estão ganhando destaque na preferência do consumidor como uma das principais tendências do varejo para 2024.

Embora o e-commerce tenha testemunhado um crescimento notável, a ideia de que ele extinguiria o varejo físico não se concretizou. Segundo a pesquisa, 67% dos consumidores ainda realizaram compras em estabelecimentos físicos nos últimos 12 meses. As modalidades online, como compras em sites e lojas virtuais, lideraram com 77%, mas 46% dos consumidores preferem a internet, 18% optam por lojas físicas, enquanto 36% apreciam ambas as opções.
Esses dados referem-se à frequência de compras dos consumidores entrevistados nos últimos 12 meses. Entretanto, a pesquisa revela que a modalidade de compra preferida dos respondentes é o e-commerce, com 46% preferindo realizar compras pela internet do que nas lojas físicas.

Critérios de escolha: o que impulsiona as decisões do público?

Entender o que leva os compradores do varejo a escolherem entre um modelo e outro, é crucial. Segundo a pesquisa, quem compra online, prioriza principalmente, preços melhores e a conveniência de receber seus cosméticos e produtos em casa. Além de alegarem haver mais promoções e melhores condições de pagamento no ambiente online.

No ambiente virtual, 63% priorizam preços melhores, seguidos por 53% que valorizam a conveniência de entrega e 51% que buscam promoções. Já nas lojas físicas, 66% preferem ver, tocar e experimentar os produtos, enquanto 65% apreciam a gratificação instantânea de sair com o item em mãos.

Além disso, como uma das principais tendências do varejo para 2024, está entender o que leva os consumidores a desistirem de comprar online. Dos entrevistados, 71% alegam que o valor do frete é um prejudicial para as compras virtuais, assim como preços altos para 66%, prazo de entrega longo para 52% e uma experiência ruim de navegação no site e/ou aplicativo para 40%.

Já as lojas físicas, continuam a atrair consumidores por razões particulares e intimamente ligadas à experiência de compra. Uma análise detalhada das tendências do varejo para 2024 revela que, ao contrário do e-commerce, onde os valores predominam, os critérios para escolher os estabelecimentos são mais diversificados e orientados para experiências sensoriais e interações humanas. Entenda:

1- Experiência sensorial em foco:

A pesquisa indica que 66% dos consumidores optam por lojas físicas devido à oportunidade de ver, tocar e experimentar os produtos. Essa preferência ressalta a importância de proporcionar uma vivência tátil que vai além das imagens e descrições, destacando o papel vital dos estabelecimentos na decisão de compra.

2- Instantaneidade e contato humano:

Outro fator crucial é a conveniência de sair com os itens imediatamente após a compra. Cerca de 65% dos consumidores valorizam a possibilidade de tê-los em mãos instantaneamente, em contraste com a espera associada às entregas.

O elemento humano também se destaca, com 22% do público escolhendo lojas físicas pela oportunidade de serem atendidos por uma pessoa real. Este dado revela uma demanda contínua por interações interpessoais no processo de compra como uma das principais tendências do varejo para 2024, mesmo em um cenário cada vez mais digitalizado.

3- Motivações para compras em lojas físicas:

  • Experiência sensorial: 66% – Poder ver, tocar e experimentar o produto, principalmente nos setores de beleza, cosmética e maquiagem.
  • Instantaneidade: 65% – Sair com o produto na hora, em mãos.
  • Contato humano: 22% – Ser atendido por uma pessoa real.
  • Promoções: 21% – Atraídos por ofertas especiais.
  • Melhores preços: 20% – Buscando economia nas lojas físicas.
  • Acesso a produtos exclusivos: 19% – Encontrar itens não disponíveis online, principalmente, novos lançamentos cosméticos.
  • Comparação de preços: 14% – Analisar custos em diferentes lojas.
  • Formas de pagamento: 10% – Preferência por opções flexíveis de pagamento.

Omnichannel: a chave do sucesso para o varejo

Uma experiência omnicanal é a sinergia de pontos de contato individuais do cliente, entrelaçados por uma rede diversificada de canais que se conectam de maneira fluida. Essa integração perfeita permite que os consumidores prossigam na jornada de compra sem interrupções, transitando de um canal para outro com facilidade e permanece forte dentre as tendências de varejo para 2024.

Essas estratégias no varejo apresentam uma gama variada, desde as mais simples até as mais complexas, todas projetadas para aprimorar a experiência do consumidor. Um exemplo notável dessas práticas é a opção de compra online com retirada na loja, uma iniciativa eficaz, de implementação descomplicada e que já conquistou a preferência dos consumidores brasileiros.

Surpreendentemente, 77% dos entrevistados gostam da integração entre esses dois formatos de vendas. A pesquisa revela ações omnichannel predominantes, como 71% dos consumidores pesquisando preços em lojas físicas e comprando online, evidenciando a fluidez desejada na jornada, algo que estará ainda mais em evidência dentre as tendências do varejo para 2024.

Marketplaces continua fundamental nas preferências de consumo

Uma das principais tendências do varejo para 2024, Marketplaces são gigantes que facilitam a venda de produtos por uma rede diversificada de lojistas, mediante o pagamento de comissões ou outras condições para a exposição de mercadorias.

No Brasil, empresas como Americanas, Submarino, Magazine Luiza, Amazon e Mercado Livre despontam como exemplos desse modelo de negócio. Esse formato oferece uma opção vantajosa para pequenos lojistas, eliminando a necessidade de criar uma operação de e-commerce própria e proporcionando os benefícios de associar-se a marcas já estabelecidas.

As vantagens não param por aí. A pesquisa revela que a tendência aponta para um aumento contínuo nas compras em marketplaces. Entre os mais de 2 mil consumidores entrevistados, cerca de 90% afirmam ter o hábito de realizar compras nesse tipo de plataforma, com metade deles, com frequência. Mais impactante ainda, é que mais de 70% das acontecem nesses ambientes, revelando a influência significativa dos Marketplaces. A diversidade de vendedores é um fator decisivo, com 72%.

Esses números refletem a crescente preferência do consumidor por essa modalidade de compra, destacando os marketplaces como um dos mais relevantes dentre as tendências do varejo para 2024.

Social Commerce dentre as principais tendências do varejo para 2024

O Social Commerce, uso de mídias sociais para vender produtos, ganha destaque no varejo. A crescente adesão a essa modalidade consolida sua posição como uma das principais tendências do varejo para 2024. O fenômeno é impulsionado pelo engajamento significativo de um grande número de consumidores, com as próprias redes sociais desempenhando um papel crucial ao fornecer a infraestrutura necessária para que as marcas as utilizem como eficazes plataformas de vendas.

Dentre as mais proeminentes no cenário de compras, o Instagram se destaca como a preferência dominante, sendo escolhido por quase metade dos entrevistados, com 48% dos consumidores comprando pela plataforma. Essa preferência evidencia o impacto significativo que ele exerce como um canal de compras altamente utilizado, influenciando diretamente o comportamento do consumidor na busca por produtos e serviços.

Seguido, tem o Facebook com 33% dos entrevistados informando que compram na plataforma. A experiência de compra nos canais sociais geralmente é positiva, com 43% dos entrevistados aprovando o processo no Instagram, 35% no Facebook e 33% no Youtube.

Live Commerce: transmissões ao vivo nas compras

As “lives” tornaram-se uma estratégia essencial e que continuam com tudo nas tendências do varejo para 2024. Afinal, 42% dos consumidores admitem ter comprado algo após assistir a uma transmissão ao vivo. O Instagram lidera como plataforma de escolha para 54% dos casos, indicando a eficácia desse formato.

É importante destacar também onde essas lives foram realizadas, reforçando o quanto as redes sociais continuam constituindo-se como grandes canais de compras. Dos entrevistados, 54% assistem as lives de vendas no Instagram, 40% no Youtube, 14% nos aplicativos de lojas e/ou empresa e 13% no Facebook.

Dentre os produtos que vêm sendo comprados via live commerce, alguns segmentos se destacam, como o de moda e acessórios, entretanto, as tendências do varejo para 2024 continuam destacando que praticamente qualquer produto pode ser vendido nas lives. Dentre os mais concorridos, encontram-se roupas (34%), cursos/conteúdo educacional (28%), cosméticos (23%), celulares (18%) e maquiagem (17%).

Personalização e experiência do cliente em alta no varejo

O varejo não é mais apenas sobre vendas; é sobre encantar e reter clientes. A personalização da experiência é fundamental, ao menos, é o que a pesquisa revelou para as tendências do varejo para 2024. Para ter destaque nesse setor, as marcas precisam estabelecer novas maneiras de alcançar e aumentar o engajamento com seus clientes.

Isso porque, 72% dos consumidores esperam serem reconhecidos como indivíduos únicos. Marcas que oferecem experiências únicas têm mais chances de conquistar consumidores leais, com 63% preferindo comprar dessas marcas e 64% indicando empresas que lhe proporcionaram experiências de compra incríveis.
Além disso, 59% dos entrevistados disseram considerar comprar de locais que oferecem atendimento personalizado, principalmente, no quesito relacionamento com o cliente, seja para tirar dúvidas sobre um produto, pedir informações de preço ou, até mesmo, relatar um problema após a compra.

Dentre os canais que os entrevistados informaram como preferidos para se relacionarem com as lojas, está o WhatsApp com 63%, chat online com 46%, e-mail 29%, telefone 28% e Instagram 24%, relevando que é muito importante que as grandes varejistas observem o atendimento com atenção e busque formas de personalizar para fidelizar os consumidores.

Tecnologia na jornada de compra

Outra das muitas tendências do varejo para 2024, está a tecnologia. Esta não dá para negar que desempenha um papel vital na jornada de compra dos consumidores. É por meio dela que lojas e varejistas conseguem atingir de forma mais fácil os clientes no momento certo. E mais, isso ajuda a aprimorar suas experiências de compra, garantindo a satisfação no fim do processo de compra, afinal, 79% dos entrevistados concordam que a tecnologia ajuda significativamente.

Na pesquisa que revela as principais tendências do varejo para 2024, buscou-se entender quais são as que mais ajudam os consumidores no processo de compra, revelando assim que, 57% dos entrevistados já usaram QR Codes, 44% carteiras digitais para pagamentos, 23% chatbots/robôs de atendimento, 15% provadores digitais, 14% inteligência artificial, 7% realidade aumentada e 4% metaverso.

As tendências do varejo para 2024 mostram que o setor será marcado pela coexistência de canais online e físicos, a ascensão incontestável dos marketplaces, o Social Commerce moldando decisões de compra, as “lives” revolucionando a interação com os consumidores e a personalização da experiência como a chave para fidelização. As marcas do setor da beleza devem atentar-se a essas demandas para se destacarem em um mercado que, ano a ano, está em constante evolução.