Profissionais de Beleza

De volta às bases: experiência do cliente no salão de beleza é chave para fidelização

Summit Donos de Salão aborda o assunto após pesquisas e eventos apontarem a importância do tema para os próximos anos

Por Renata Tarrio em 26 de abril de 2023

No início desse ano, a Beauty Fair levou uma delegação exclusiva do mercado de beleza para a NRF 2023, a maior feira de varejo do mundo, que acontece em Nova York. Nessa edição, um assunto se tornou recorrente, provando sua importância para o mercado de hoje: é hora de voltar às bases. Isso significa planejar a experiência do cliente no salão de beleza desde sua visão original, com bom atendimento, bons profissionais e boas soluções. Mas também aponta para o fato de que quem for além do óbvio sairá a frente. E essa é uma excelente notícia para os salões de beleza.

Isso porque para 89% dos brasileiros, a experiência do cliente ajuda na hora da decisão entre opções de consumo, de acordo com pesquisa “Experience is everything: Here’s how to get it right”, da consultoria e auditoria PWC. Não por coincidência, esse será o tema da nova edição do evento Summit – Donos de Salão, promovido pela Beauty Fair. Entenda como o assunto pode transformar a realidade de salões de todos os tamanhos, sem que seja necessário bancar investimentos robustos.

Experiência do cliente no salão de beleza pra quê?

Aposto que você já percebe isso no seu dia a dia. A experiência do cliente no salão de beleza é importante porque ela pode afetar diretamente a satisfação do cliente e, consequentemente, a fidelização e o crescimento do negócio. Quando um cliente tem uma experiência positiva no salão, ele tende a voltar e também a recomendar o estabelecimento para outras pessoas, o que pode gerar novos clientes.

Por outro lado, quando um consumidor tem uma experiência negativa, ele pode não voltar e ainda pode compartilhar a experiência ruim com outras pessoas, o que afeta a reputação do salão e, consequentemente, prejudica o negócio.

Uma informação antiga, muito difundida no meio do marketing, mas que não sai de moda, é que um cliente satisfeito tende a contar para 3 pessoas sobre sua experiência. Já um cliente infeliz, conta em média para 10 pessoas. Mas isso era antes da internet. Agora, com centenas ou milhares de seguidores, as impressões boas e más tem muito mais poder de impactar o negócio. Por isso, é o tipo de coisa que não dá pra deixar pra lá.

Clientes felizes geram mais negócios

A reputação não é o único fator significativo para oferecer uma boa experiência do cliente no salão de beleza. O faturamento, aliás, é um dos pontos mais críticos.

Clientes satisfeitos tendem a gastar mais em serviços e produtos no estabelecimento, enquanto os insatisfeitos podem não retornar e ainda deixam de indicar o salão para outras pessoas.

Profissionais de beleza também entram em jogo

Quando os clientes têm uma experiência positiva, eles tendem a elogiar o trabalho dos profissionais, o que pode aumentar a autoestima e a motivação da equipe. Por outro lado, quando a vivência é negativa, os profissionais podem se sentir desmotivados e desvalorizados, o que pode afetar a qualidade do trabalho.

Além disso, uma experiência legal pode gerar um ambiente de trabalho mais agradável e colaborativo. Quando os clientes são bem atendidos e ficam satisfeitos com o serviço, eles tendem a ser mais receptivos e amigáveis com os profissionais, o que pode criar um clima mais positivo e colaborativo no salão.

Por outro lado, quando os clientes têm uma experiência negativa, eles podem se tornar hostis e até mesmo agressivos com os profissionais, o que reflete em um ambiente de tensão e estresse no espaço de trabalho.

Summit Donos de Salão aborda o assunto de maneira inovadora

No dia 05 de junho, no Sheraton São Paulo WTC Hotel, acontecerá a segunda edição do Summit – Donos de Salão, que promete ser ainda melhor que a sua primeira edição.

Para o Summit, a Beauty Fair escalou um time de profissionais renomados e imersos nas particularidades dos salões de beleza. Serão 9 palestras para ajudar os donos de salão a trazer excelência ao seu relacionamento com os clientes. São elas:  

  • Hospitalidade e Excelência: cases e insights para te ajudar a repensar seu salão de beleza
  • Como o mercado de beleza deve se preparar para uma nova era de consumo
  • O modo Disney de encantar o cliente e como aplicar essa prática nos salões
  • Experiência do Cliente: o backstage da estratégia de uma grande rede de salões
  • O Fenômeno do encantamento e os seus reflexos para o mercado de beleza
  • Talk Show: cases e boas práticas com donos dos maiores salões do Brasil
  • Beleza e Sustentabilidade – os impactos na experiência do cliente do salão e o resultado nos negócios
  • Como uma grande rede do varejo usa a experiência do cliente para aumentar o faturamento – estratégias que todo salão tem capacidade de implantar hoje mesmo

Nestas palestras, os profissionais vão repassar conhecimentos práticos e diretos, valorizando a eficiência e evitando a perda de tempo com conteúdos desnecessários ou prolixidade. O primeiro lote de ingressos para o Beauty Fair Summit Donos de Salão já está esgotado, mas você ainda pode garantir sua presença com valor promocional de 2° lote clicando aqui. Antecipe sua decisão para garantir o melhor custo-benefício.