Indústria

Como a febre dos doramas influenciam a beleza no Brasil

Produtos como BB Creams, CC Creams, Cushion Foundations e o famoso skincare coreano, fazem sucesso ao redor do mundo

doramas coreanos influenciam beleza no Brasil
Por Tamara Noely em 4 de outubro de 2023

Nos últimos anos, a cultura sul-coreana tem conquistado corações ao redor do mundo de maneira impressionante. Inegavelmente, o K-pop lidera essa onda, impulsionando grupos como BTS, Black Pink e EXO a alcançarem milhões de visualizações em seus vídeos no YouTube e cultivarem uma base de fãs global fervorosa. E essa ascensão não se limita apenas à música. Os doramas são uma forma de entretenimento de origem asiática que tem ganhado espaço no mundo, ajudando a moldar a cultura, culinária, moda, estilo de vida, e também influenciado  o mercado de beleza no Brasil. 

Beleza no Brasil encontra inspiração nos doramas coreanos

A Coréia do Sul há muito tempo é considerada o paraíso estético, onde produtos como BB Creams, CC Creams, Cushion Foundations e produtos de cuidados com a pele são reverenciados. A fórmula do sucesso é clara: inovação, tecnologia de ponta e acessibilidade, oferecendo artigos de beleza de alta qualidade a preços atrativos. 

As empresas coreanas têm dado resposta às necessidades de um público cada vez mais exigente, que busca artigos que priorizem a saúde da pele, impulsionando sua influência no mercado de beleza no Brasil. E, para isso, tem os doramas como um de seus principais aliados na disseminação do seu estilo estético.

Com uma abordagem inovadora de skincare e maquiagem natural, os doramas conseguem usar suas narrativas para inspirar uma nova forma de expressão do público. Tudo isso graças a fusão de dois fenômenos culturais: a K-Beleza, do setor cosmético, e os K-Dramas, da indústria do entretenimento. 

A combinação desses dois elementos resulta no fenômeno midiático: o K-Beauty drama. Enquanto cativam o público com suas histórias, as séries também trazem à tona um novos hábitos de beleza que combina perfeitamente com o cenário de beleza no Brasil, que ocupa o espaço de 3° lugar no mundo.

K-Beauty e o mercado de beleza no Brasil 

Jo Si Seo (Kim Da Mi) em Itaewon Class. Imagem: divulgação

Como o K-Beauty drama se diferencia de um simples tutorial de maquiagem e cuidados com a pele? A resposta está na maneira como incorpora noções de beleza e maquiagem em sua narrativa. Enquanto assistem a episódios de mini-dramas, os espectadores podem aprender técnicas de maquiagem e cuidados com a pele de maneira envolvente. 

Quer um exemplo? A série, “Tudo bem não ser normal”, disponível na Netflix, se destaca não apenas pela trama que cativa, mas pela estética das personagens. A combinação dos olhos realçados com tons de marrom esfumado, um delineado sutil e lábios ricamente pigmentados de Go Moon Young (interpretada por Seo Yeji), ressalta como a maquiagem pode se tornar verdadeiramente envolvente ao mesclar diversos elementos de forma harmoniosa.
Para aquelas que apreciam estilos arrojados e desviam do convencional, o dorama “Itaewon Class”, com estética deslumbrante de Jo Yi Seo (interpretada por Kim Da Mi) captura o olhar, especialmente devido aos seus cabelos tingidos de forma única. As pontas descoloridas têm servido de inspiração para inúmeros fãs da série, uma vez que é uma aparência facilmente reproduzível.

Fato é que o K-Beauty drama transcende a simples instrução e cria uma experiência narrativa rica para os fãs de doramas e consumidores de cosméticos coreanos que reproduzem os padrões estéticos das séries, influenciando assim, a beleza no Brasil.

O famoso 10 passos de beleza do skincare coreano

A Coreia do Sul tem desempenhado um papel pioneiro na revolução dos cuidados com a pele, impulsionada por sua tecnologia de ponta e pesquisa inovadora. Um exemplo notável dessa revolução é o renomado regime de skincare de 10 passos, que tem sido imitado por blogueiras e entusiastas de beleza no Brasil. 

A Dra. Letícia Oba, uma destacada dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia, endossa essa afirmação, ressaltando que a indústria asiática, em especial a sul-coreana, provocou uma transformação marcante no mercado global de cuidados com a pele. Segundo ela:

“As tendências e os produtos de beleza asiáticos conquistaram uma popularidade imensa na última década, deixando sua marca na forma como pessoas ao redor do mundo abordam suas rotinas de skincare.”

A dermatologista Juliana Neiva, que participou de um congresso de dermatologia na Coreia do Sul, destaca o pioneirismo da indústria coreana em aproveitar os ativos locais:

“Eles utilizam esses ingredientes de forma a garantir um desempenho excepcional. O investimento em pesquisas científicas é notável.”

Além da influência dos doramas para criar tendências de beleza no Brasil, o marketing inteligente é crucial para alavancar a venda de produtos coreanos em plataformas de mídia social, como TikTok, Instagram e YouTube, estabelecendo conexões diretas com os consumidores.

Além dos produtos, a base do sucesso de beleza no Brasil é o famoso 10 passos de skincare coreano, que podem ser divididos em quatro etapas principais, como higienização, tratamento, hidratação e proteção solar. Esse processo envolve os seguintes elementos:

  • Limpeza à base de óleos (cleansing oil)
  • Espuma de limpeza ou sabonete líquido
  • Esfoliante
  • Tônico
  • Essência de água
  • Tratamento (séruns antioxidantes)
  • Máscara facial
  • Hidratante
  • Creme para a área dos olhos
  • Protetor solar

Indústria brasileira pode surfar nessa onda

Aproveitando o sucesso dos doramas coreanos, a indústria de beleza brasileira pode aproveitar para trazer as tendências para cá. Isso porque, hoje, os produtos de k-beleza não se adequam aos inúmeros tons de pele do Brasil e suas diferentes texturas. O momento parece propício ao lançamento de produtos que correspondam aos hábitos asiáticos, mas respeitem as particularidades nacionais.